01Mar

“Se queremos mudar cidades, o convite que eu faço é olharmos para a infância nas cidades”, sublinhou Levindo Diniz Carvalho

“Se queremos mudar cidades, o convite que eu faço é olharmos para a infância nas cidades”, sublinhou Levindo Diniz Carvalho durante o seminário sobre Educação, Infância e a Cidade, no ISEC Lisboa, logo após o lançamento da Cátedra.

Foi no âmbito do lançamento da Cátedra, A Cidade que Educa e Transforma, que o Professor Levindo Diniz Carvalho deu um seminário sobre Educação, Infância e a Cidade, no ISEC Lisboa.

Durante a ministração do mesmo, o orador focou-se essencialmente na relação entre a educação, a infância e o papel da cidade nesses dois agentes. Durante a sua apresentação, explorou alguns conceitos e temas-chave que considera serem cruciais para debater o papel da cidade na educação e infância: crianças como atores sociais, educação integral, educação de tempo integral, as infâncias e as cidades na produção académica e as infâncias e as cidades no contexto latino-americano: desafios epistemológicos. Enfatizando o papel da cidade durante a infância, Levindo Diniz afirmou que "essa aproximação entre os estudos da infância e os estudos urbanos ajuda-nos a pensar nos direitos da infância nos espaços públicos, também como um espaço de convivência da diferença (...) o direito à cidade como o direito que precisa de ser enfrentado a partir dessa injustiça urbana afeta de maneira mais desigual as crianças e os adolescentes, então se queremos mudar cidades, o convite que eu faço é olharmos para a infância nas cidades, ouvir as crianças nas cidades e tentar mudar as condições de vida delas no território da cidade" justificou.

Levindo Diniz Carvalho, é Professor Associado da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Doutor em Educação pela mesma universidade onde tirou o mestrado em Educação e uma Pós-Graduação em Pedagogia. Versado pesquisador e docente nos campos da educação e infância com incidência Educação Integral; Educação Infantil; Infância e Cultura; Cidadania na Infância. É membro do grupo TEIA - Territórios Educação Integral e Cidadania e coordena o NEPEI - Núcleo de Pesquisa sobre Infância e Educação Infantil, ambos da Faculdade de Educação da UFMG.