Sobre

GT3 Educação na Cidade

Aborda a educação na cidade a partir da perspetiva das instituições, organizações e políticas educativas, na perspetiva da sua articulação intersectorial e transversal, consideradas as especificidades socio territoriais. Neste sentido, considera a necessária convergência entre os campos da educação, cultura, desporto, saúde, entre outros, na construção intersectorial de arranjos educativos nos territórios e ao longo da vida. Compreende a escola como direito inalienável e como instituição chave para novos desenhos e percursos formativos. Inclusão educativa na cidade - multiplicidade e diferença.

Possui graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (1985); graduação em Psicologia Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (1992); graduação em Psicologia Bacharelado pela Universidade de Passo Fundo (1993); especialização latu sensu em Alfabetização pela Universidade de Passo Fundo (1989); especialização latu sensu em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1995), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2005) e Doutorado em Estudos da Criança, área de especialidade Educação Física, Lazer e Recreação pela Universidade do Minho em Portugal. Nesta foi membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança - CIEC. É professora do Instituto de Humanidade, Ciências, Educação e Criatividade (IHCEC), da Universidade de Passo Fundo, onde atua na área da graduação com os cursos de Pedagogia e de pós-graduação latu sensu, na Especialização em Educação Infantil ? Currículo e Infância. Coordena a Brinquedoteca Universitária do IHCEC da UPF e o Programa de Extensão que congrega as quatro Brinquedotecas do IHCEC e o Espaço Lúdico do HSVP, todos laboratórios do Curso de Pedagogia. Coordenou, de agosto de 2006 a agosto de 2008 a área da Extensão na Faculdade de Educação; entre 2002 e 2010 o Projeto de Extensão "Espaço Lúdico e de Atendimento Pedagógico à Criança Hospitalizada", e coordenou o Observatório da Juventude e de Violências nas Escolas, resultante de parceria entre a UPF e a Cátedra Unesco de Juventude, Educação e Sociedade. Foi integrante da Comissão de Graduação e do Setor de Graduação da UPF. Foi representante institucional no Programa Interinstitucional de Integração da Universidade com a Educação Básica - PIEB, que congregou as IES associadas ao Consórcio de Universidades Comunitárias Gaúchas. Integra o quadro de professores responsáveis pela avaliação didática nas bancas de seleção docente para ingresso no quadro de professores da instituição UPF. Como integrante do quadro do magistério público estadual, foi professora dos anos iniciais do ensino fundamental, atuou no Setor de Orientação Educacional e, posteriormente, foi cedida para a saúde, onde exerceu a função de psicóloga no Centro Especializado de Assistência ao Educando - CEAC, cuja equipe multidisciplinar foi responsável pelos projetos e ações de saúde escolar na área de abrangência da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde e da 7ª Coordenadoria de Educação. Foi coordenadora do CEAE e trabalhou no Serviço de Orientação Educacional da Escola Estadual de Ensino Médio Protásio Alves. Tem experiência nas áreas de Psicologia e de Educação, nomeadamente nas questões de ensino-aprendizagem; formação de professores; crianças e infâncias; infância, cultura e natureza; desenvolvimento infantil; motivações psicológicas e sociais; corporeidade; ludicidade; educação inclusiva; educação ao longo da vida; programas de promoção de qualidade de vida e de prevenção de violências, com ênfase no fenômeno do bullying escolar. Durante a estadia em Portugal realizou formações específicas na área da segurança nos espaços de recreio e integrou um grupo de pesquisa, inserido no Seminário Permanente de Atividade Física, Saúde e Lazer, dedicado entre outras, às questões do espaço de recreio escolar; do transporte ativo para a escola e da prevenção do bullying escolar, núcleo coordenado pela catedrática Beatriz Pereira. Também participou do Seminário permanente de Sociologia da Infância, orientado pelo Prof. Dr. Manuel Sarmento. Visitou escolas, museus de brinquedos e espaços lúdicos destinados às crianças de diversos países da Europa do sul, central, do norte e do leste.

Ana Patrícia Almeida concluiu o Doutoramento em Educação, na área de Administração e Política Educacional em 2015 pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Fez Mestrado em Administração Educacional em 2005 pela FPCE da Universidade de Lisboa e Licenciatura em Ciências da Educação - Administração Educacional em 1999 pela FPCE da Universidade de Lisboa. No Instituto Superior de Educação e Ciências exerceu o cargo de diretora da Escola de Educação e Desenvolvimento Humano. É atualmente Professora Auxiliar na Universidade Aberta. Coordena o Mestrado em Administração e Gestão Educacional na Universidade Aberta e é a Investigadora Responsável, pela Universidade Aberta, da Cátedra UNESCO “Cidade que educa e transforma”. Recebeu 2 prémios, um deles de Melhor Tese de Doutoramento na área, em 2015. Tem publicado e feito investigação nas áreas das Políticas Públicas de Educação, da Administração Educacional e da Formação de Professores.

Email: anap.almeida@uab.pt

Cláudia Neves é, desde 2010, professora auxiliar na Universidade Aberta onde lecciona Unidades Curriculares no Departamento de Educação e Ensino a Distância. Desde 2013 que integra a equipa de coordenação do Mestrado em Administração e Gestão Educacional onde tem orientado várias dissertações. Mas a sua experiência passou também por leccionar na FCSH/UNL durante os anos de 2010/2012. Atualmente é coordenadora portuguesa do projeto com financiamento Horizon da União Europeia com o título "Transforming Education through Aesthetic and Embodied Learning for Democracy-as-becoming". Os seus interesses de investigação estão ancorados no Laboratório de Educação e Ensino a Distância (LE@D) e centram-se em torno das Políticas Educativas e novas formas de regulação da educação no contexto nacional e internacional, com especial destaque para o papel da União Europeia na definição da política educativa dos seus Estados-membros. Atualmente a sua investigação procura explorar e aprofundar cenários de formação em ambientes digitais especialmente orientados para a gestão e liderança das escolas em Portugal e na Europa e a exploração das teorias da complexidade na administração e gestão educacional. Em termos de formação, é doutorada em Ciências da Educação, especialidade Educação e Desenvolvimento pela FCT/UNL (2009) e concluiu o mestrado em Educação e Sociedade no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. No ano 2000 concluiu a licenciatura em Política Social pela Universidade Técnica de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Integra a equipa de peritos da IGEC no 3º ciclo de avaliação externa das escolas portuguesas e ocupou já diversos cargos na Universidade. Tem experiência de coordenação de projetos europeus, nomeadamente relacionados com aprendizagem ao longo da vida nas PME(s) e História e Cidadania Europeias para professores de todos os níveis de ensino. Os projetos de investigação nos quais tem participado como membro debruçam-se sobre diversas temáticas como MOOCs, Interfaces do Ensino Superior com outras instituições, Inserção de Diplomados da Universidade. Atualmente é membro da direção do Fórum Português de Administração Educacional, membro do conselho coordenador do LE@D. No LE@D é coordenadora d uma linha de investigação e dedica-se a projetos de investigação sobre As Teorias da Complexidades na análise de contextos políticos, a Liderança Educacional Digital e as Comunidades Virtuais de Aprendizagem nas escolas.

Email: claudia.neves@uab.pt

Filipa Seabra é doutorada em Ciências da Educação, na área de Desenvolvimento Curricular, pela Universidade do Minho, mestre em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa e licenciada em Psicologia pela Universidade do Minho. É Professora Auxiliar na Universidade Aberta (Portugal) desde 2010 e tem orientado teses de doutoramento e dissertações de mestrado. Tem trabalhado em questões relacionadas com o currículo, a supervisão e a permanência dos estudantes no ensino superior.

Susana Henriques Doutora em Sociologia - especialidade em Educação, Comunicação e Cultura (ISCTE-IUL); Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (ISCTE-IUL); Licenciada em Sociologia (ISCTE-IUL) Investigadora do CIES-IUL Professora Auxiliar no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta Membro das seguintes associações profissionais e redes: European Society for Prevention Research (EUSPR); Secção de Educação a Distância da Sociedade Portuguesa de Ciências das Educação (SPCE); International Society of Substance Use Professionals (ISSUP); International Consortium of Universities for Drug Demand Reduction (ICUDDR); Associação Portuguesa de Sociologia (APS); European Society for Social Drug Research (ESSD). Áreas de interesse na investigação: Sociologia da educação e da comunicação - elearning, literacia digital, inclusão digital; Sociologia dos consumos e das dependências - educação para a saúde, prevenção dos comportamentos aditivos; Sociologia da juventude; Liderança educacional; Metodologias de investigação

Email: susana.henriques@uab.pt

Professor Associado da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Educação e Graduado em Pedagogia. Tem experiências como pesquisador e docente nos campos da educação e infância especialmente nos temas: Educação Integral; Educação Infantil; Infância e cultura; Cidadania na infância. É membro do grupo TEIA - Territórios Educação Integral e Cidadania e coordena o NEPEI - Núcleo de Pesquisa sobre Infância e Educação Infantil ambos da Faculdade de Educação da UFMG.

Pedagoga, Mestra e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE /UFMG). Professora do Departamento de Administração Escolar (DAE/FaE/UFMG), do Curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas (FIEI) e do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social na linha de pesquisa "Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas". Realizou estágio de doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC) e intercâmbio institucional de graduação na Universidade do Porto (UP). Pesquisa e publica na área de educação atuando principalmente nos seguintes temas: perspectivas anticoloniais em diálogo com a educação; desigualdades sociais e desigualdades escolares; educação integral (em tempo) integral. Membro do núcleo de ensino, pesquisa e extensão Territórios Educação Integral e Cidadania (TEIA) da FaE/UFMG.

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Geografia pela Queen Mary University (QMUL), Universidade Federal de Londres. Graduado em licenciatura e bacharelado em Geografia pela UFPR. Entre 2010 e 2011 trabalhou como professor substituto lecionando a disciplina de Geografia para alunos do GCSEs e A levels em diversas escolas e academias de ensino de Londres e Grande Londres, na Inglaterra. No Brasil, atuou na Educação Básica lecionando a disciplina de Geografia para alunos do ensino fundamental e médio no ano de 2006. Desde 2015 é professor do Centro Universitário Internacional UNINTER, onde ministra aulas e palestras para alunos (as) de diversos cursos de graduação e pós-graduação. No âmbito dessa mesma instituição, desde 2022 exerce a função de professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias (PPGENT) - Mestrado e Doutorado Profissional do Centro Universitário Internacional UNINTER. Membro representante junto à Cátedra UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) de "Cidades que educam e transformam". É líder do Grupo de Pesquisa A EDUCAÇÃO E A CIDADE (EDUCIDADE), cadastrado no Diretório do CNPq e vinculado à Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da UNINTER. No âmbito deste grupo, coordena o projeto A CIDADE COMO CURRÍCULO E A CIDADE COMO NEGÓCIO. Já atuou como membro do Conselho de Pesquisa do Centro Universitário Internacional UNINTER entre 2019 e 2021. Atua principalmente nos seguintes temas: indústria; território, cidades e regiões (e suas multiescalaridades); Geografia Econômica, Gestão da Aprendizagem em Modelos Híbridos de Educação, Cidades Educadoras.

Email: alceli.ribeiro@gmail.com

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2002), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2005) , Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS (2016) e pós-doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas/UFPEL (em andamento). Entre outras experiências, atuou como professor de História no Ensino Médio, como consultor da Unesco (2009), como consultor da Organização dos Estados Ibero-americanos/OEI (2010), como consultor no Ministério da Educação na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade/SECAD/MEC (2009 e 2010), como professor na Universidade Católica de Brasília/UCB (2010), como Assessor de Projetos Institucionais da Universidade de Passo Fundo/UPF (2010) como professor da Universidade de Passo Fundo/UPF, como Coordenador da Divisão de Extensão da Universidade de Passo Fundo/UPF (2012-2019) , como Coordenador do Programa UniverCidade Educadora UPF (2016-2019). Atualmente atua como professor e pesquisador do Curso de História e no Mestrado em Humanidades e Linguagens/MEHL da Universidade Franciscana/UFN nos projetos Leituras Contemporâneas do Espaço Urbano de Santa Maria/RS e Pedagogias Urbanas: O Potencial Educativo da Cidade para o Ensino de Humanidades, como assessor da Vice-Reitoria de Extensão da Universidade de Passo Fundo/UPF, como Coordenador do Projeto Hospedaria da Arte, Coordenador dos subprojetos UniverCidade Educadora UFN, Ateliê Pedadgógico e Território Negro do Rosário: Racismo Estrutural e a Cidade, como professor colaborador no Projeto de Extensão Cidades Educadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha/IFFAR, como professor colaborador no Projeto de Extensão CIUDAD EDUCANDO: expresiones culturales en el espacio urbano da Universidad Nacional de San Luis/ARG, membro do Movimento Brasileiro de Cidades Educadoras/SP e da Rede de Universidades por Cidades que Educam/REDHUMANI, Avaliador de Tecnologias de Educação Integral na Secretaria de Educação Básica/SEB/MEC, Membro do grupo de editoria da revista Lugar Comum/UFRJ, pesquisador do grupo de pesquisa Arte, Corpo, Ensigno CNPQ/CAPES/UFRGS, pesquisador da rede Universidade Nômade.

Nascida em Ivorá-RS, possui graduação em Bacharelado em Física (1998), mestrado (2000) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). Atualmente é Professora Titular e Vice-reitora da Universidade Franciscana (UFN). Já atuou na UFN como coordenadora do Curso de graduação em Física Médica (2004-2006), Coordenadora do mestrado em Nanociências (2006-2008) e Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (2008 a 2018). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq nível 1C. Possui fator H igual a 26, em torno de 2800 citações de artigos e com mais de 150 artigos publicados em periódicos internacionais e nacionais (Fonte - Web of Science ResearcherID AAY-1061-2021). É revisora dos periódicos internacionais: Physical Review B, Chemical Physics Letters, Journal of Physical Chemistry B, Physical Review Letters e Nanotechnology. Tem experiência na área de Física e Nanociências atuando principalmente nos seguintes temas: nanomateriais 1D e 2D, teoria do funcional da densidade, além da área de Ensino de Física, Ensino de Nanociências e com o desenvolvimento de objetos de aprendizagem virtuais, assim como atua em projetos de divulgação científica e tecnológica. Coordenou a Rede de Centros de Inovação em Nanocosméticos SIBRATEC/MCT (2010-2014). Coordena o programa INOVA-RS Região Centro/RS no âmbito da Fapergs. Vice-coordenadora do INCT de Nanomateriais de Carbono. Em 2006 ganhou o prêmio Loreal para Mulheres na Ciência na área de Física. É membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2017-2021).

Diego Carlos Zanella possui graduação em Filosofia (licenciatura) pela Faculdade Palotina de Santa Maria - FAPAS (2002/2-2006/1). Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2006/2-2008/1). Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2008/2-2012/1), com período de estágio de doutoramento na Eberhard Karls Universität Tübingen - Alemanha - sob a orientação do Prof. Dr. Otfried Höffe (Janeiro/2010-Novembro/2011) na Forschungsstelle Politische Philosophie. Também realizou estudos de aperfeiçoamento (2015-2016), especialização (2017-2018) e mestrado (2019-2020) em Bioética pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales - FLACSO, Buenos Aires, Argentina. Desde 2013, é membro da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) e de sua seção regional no Rio Grande do Sul: Sociedade Rio-Grandense de Bioética (SORBI), da qual é o atual presidente (gestão 2020-2022). Atualmente é professor do Curso de Graduação em Filosofia, do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens, membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP), desde setembro de 2018, e da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), desde março de 2020, da Universidade Franciscana (UFN), em Santa Maria, RS. Diego Carlos Zanella tem interesse nas seguintes áreas: Ensino de Humanidades e Bioética, Ética e Filosofia Política, Cosmopolitismo e Direitos Humanos.

Possui Graduação em Pedagogia Séries Iniciais pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) (1998), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF) (2004) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (2016). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Franciscana (UFN), docente do Curso de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL) e do Curso de Pedagogia. Coordenadora do Programa Residência Pedagógica - Pedagogia. Membro do Centro de Estudos em Educação Superior (PUCRS). Coordena o Projeto Interinstitucional Universidade Franciscana e Universidade Federal da Fronteira Sul sobre engajamento estudantil e prática pedagógicas inovadoras na Educação Superior. Possui experiência na área de Educação Superior, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, políticas educacionais, gestão educacional e escolar.

Pesquisadora em Estágio Pós-doutoral na Casa de Oswaldo Cruz, com bolsa nota-10 da FAPERJ, com o projeto "Mulheres nas ciências: profissionalização e trajetórias científicas (Rio de Janeiro - DF, 1940-1960)". Doutora em História das Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz, onde desenvolveu a tese intitulada "Assistência à saúde e à pobreza no interior do Sul do Brasil (1903-1913)". Participou do Programa de Doutorado Sanduíche na Universidade de Évora, Portugal, com bolsa CAPES/PDSE. É graduada em História pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem interesse pelas seguintes linhas de pesquisa:História das Ciências, História das Mulheres, História do Brasil na Primeira República, História da Assistência e História da Pobreza.

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (2001), mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PROPAR/UFRGS, 2006) e doutorado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PROPAR/UFRGS, 2019). Ocupa o cargo de coordenadora adjunta da pós-graduação das Ciências Tecnológicas (UFN) e o cargo de professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Teoria História e Crítica, atuando principalmente nos seguintes temas: collage e arquitetura, projeto de arquitetura, projeto de urbanismo, praças, intervenções em patrimônio e a patrimônio ferroviário.