Sobre

GT1 Direito à Cidade

Congrega temas de investigação relacionados com o direito coletivo à cidade, tais como: Memória, urbanismo e património; Relações entre o direito à cidade e o direito a educação; Coletivos urbanos, movimentos sociais e as lutas na/pela cidade; Democracia e Participação cidadã com ênfase na participação de crianças e jovens na construção de políticas públicas na cidade; A cidade como espaço de construção de identidades; Tempos da vida e tempos de aprendizagem na cidade e pedagogias urbanas.

Isabel Baltazar é licenciada em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, 1988), mestre em História Cultural e Política (1995), pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, e Doutorada em História e Teoria das Ideias, Especialidade de História das Ideias Políticas (2008), pela mesma Universidade, com uma tese intitulada “Portugal e a Ideia de Europa. Pensamento Contemporâneo”.

O seu interesse pelos Estudos Europeus foi aprofundado pela Pós-Graduação em Estudos Europeus, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1995). Realizou uma investigação de Pós-doutoramento (FCT) sobre A Europa na Diplomacia Portuguesa. Uma visão comparativa entre guerras.

Foi Professora Assistente da Universidade Católica Portuguesa (Pólo de Leiria) e Professora Convidada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, no Departamento de Estudos Políticos, onde lecionou a disciplina de Construção Europeia no Mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais, Especialização em Estudos Europeus.

É investigadora no Instituto de História Contemporânea (IHC) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS 20) da Universidade de Coimbra.

É professora coordenador no ISEC Lisboa e Coordena a Cátedra UNESCO “Cidade que educa e transforma”.

Email: isabel.baltazar@iseclisboa.pt

Adriana Bragagnolo é graduada em Pedagogia (1994), Mestre (2004) e Doutora em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2016), com estágio sanduíche na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atuou como professora de educação básica em redes públicas e privadas de ensino, especialmente na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental. É professora titular da Universidade de Passo Fundo, com docência nas áreas da linguagem, práticas de ensino, estágio e infância. Coordenou o Curso de Pedagogia (2016-2018) e o curso de especialização: Currículo e Infância (2014-2018). Atua na formação continuada de professores nos municípios da região. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Infância e participa do Fórum Gaúcho de Educação Infantil. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização (GEPALFA/UPF). Realiza estudos sobre as temáticas: interação verbal e aprendizagem com crianças de educação infantil e anos iniciais; curricularização da extensão; criança e cidade. Atua como professora colaboradora do PPGECM/UPF. É avaliadora de projetos de Educação Básica da SEB/MEC. É Diretora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UPF e Vice-Presidente Nacional do Fórum Nacional de Extensão das universidades comunitárias. Coordena o projeto UniverCidade Educadora: fazendo a lição de casa. É delegada e membro fundador da Cátedra Unesco - Rede Unitwin - A Cidade que Educa e Transforma.

Email: abragagnolo@upf.br

Ana Patrícia Almeida concluiu o Doutoramento em Educação, na área de Administração e Política Educacional em 2015 pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Fez Mestrado em Administração Educacional em 2005 pela FPCE da Universidade de Lisboa e Licenciatura em Ciências da Educação - Administração Educacional em 1999 pela FPCE da Universidade de Lisboa. No Instituto Superior de Educação e Ciências exerceu o cargo de diretora da Escola de Educação e Desenvolvimento Humano. É atualmente Professora Auxiliar na Universidade Aberta. Coordena o Mestrado em Administração e Gestão Educacional na Universidade Aberta e é a Investigadora Responsável, pela Universidade Aberta, da Cátedra UNESCO “Cidade que educa e transforma”. Recebeu 2 prémios, um deles de Melhor Tese de Doutoramento na área, em 2015. Tem publicado e feito investigação nas áreas das Políticas Públicas de Educação, da Administração Educacional e da Formação de Professores.

Email: anap.almeida@uab.pt

Professor Associado da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Educação e Graduado em Pedagogia. Tem experiências como pesquisador e docente nos campos da educação e infância especialmente nos temas: Educação Integral; Educação Infantil; Infância e cultura; Cidadania na infância. É membro do grupo TEIA - Territórios Educação Integral e Cidadania e coordena o NEPEI - Núcleo de Pesquisa sobre Infância e Educação Infantil ambos da Faculdade de Educação da UFMG.

Pós-Doutorado pela na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Doutora e Mestre em Educação: Psicologia da Educação PUC-SP; Pedagoga (1988) - PUC de São Paulo, com habilitação em Orientação Educacional, e Administração Escolar. Atualmente é professora permanente no Programa de Pós Graduação em Educação, Arte e História da Cultura(PPGEAHC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Líder do grupo de estudos e pesquisas interdisciplinares sobre currículo e sociedade (GEICS), registrado no CNPQ e vinculado ao PPGEAHC da UPM. Membro do grupo de pesquisa CEPID, da PUC-SP. Associada à ANPED. Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Políticas Públicas, sob liderança de Dr. Valter Luiz Caldana. Membro da Catédra UNESCO - UNITWIN: A CIDADE QUE EDUCA E TRANSFORMA. Atuou como Pró-Reitora de Graduação e Assuntos Acadêmicos de 07/2017 - 01/2020 e como Coordenadora Pedagógica de 2011 a 2017 na UPM. Atuou como Diretora, coordenadora pedagógica e orientadora educacional na Educação Básica. Tem experiência com desenvolvimento e edição de livros didáticos de Educação Básica. Tem experiência com processos de construção e acompanhamento de Projetos Pedagógicos de Curso, com avaliação de autorização e reconhecimento de cursos. Pesquisa os seguintes temas: formação de professores, currículo, gestão pedagógica, Identidade profissional, cultura de escolar, processos de ensino e aprendizagem.

https://orcid.org/0000-0002-8472-8212.