Investiga as relações entre território, educação e as potencialidades e desafios dos espaços/territórios urbanos. Tematiza as desigualdades socio territoriais, a cidadania e as expressões da diversidade étnica e cultural na cidade e nos territórios. Neste sentido, visa mapear em interações dialógicas, experiências socio territoriais dos diversos sujeitos, ascsuas práticas no espaço e os seus desdobramentos educativos, no âmbito da educação formal, não formal e informal, bem como, a ativação pedagógica da cidade como agente educativo.
Instituto Politécnico Nova Esperança (Guiné Bissau)
Isabel Baltazar é licenciada em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, 1988), mestre em História Cultural e Política (1995), pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, e Doutorada em História e Teoria das Ideias, Especialidade de História das Ideias Políticas (2008), pela mesma Universidade, com uma tese intitulada “Portugal e a Ideia de Europa. Pensamento Contemporâneo”.
O seu interesse pelos Estudos Europeus foi aprofundado pela Pós-Graduação em Estudos Europeus, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1995). Realizou uma investigação de Pós-doutoramento (FCT) sobre A Europa na Diplomacia Portuguesa. Uma visão comparativa entre guerras.
Foi Professora Assistente da Universidade Católica Portuguesa (Pólo de Leiria) e Professora Convidada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, no Departamento de Estudos Políticos, onde lecionou a disciplina de Construção Europeia no Mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais, Especialização em Estudos Europeus.
É investigadora no Instituto de História Contemporânea (IHC) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS 20) da Universidade de Coimbra.
É professora coordenador no ISEC Lisboa e Coordena a Cátedra UNESCO “Cidade que educa e transforma”.
Email: isabel.baltazar@iseclisboa.ptCoordenador do curso de Letras da Universidade de Passo Fundo (RS) Possui Mestrado em Teoria da Literatura (1998), Doutorado também em Teoria da Literatura (2002), ambos pela PUCRS e Pós-Doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela (2014) É professor (Titular III) na Graduação, no Mestrado e no Doutorado em Letras da Universidade de Passo Fundo. Coordena o Acervo Literário do Autor (ALJOG/UPF), além de desenvolver projetos nas linhas de pesquisa de "Leitura e Formação de Leitor" e "Produção e recepção do texto literário", focalizando seus trabalhos na questão da leitura relacionada às linguagens digitais e à literatura contemporânea. É líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Leitura e acervo literário e integra a coordenação das Jornadas Literárias de Passo Fundo. Foi pesquisador CNPq (bolsista PQ-2) entre 2019 e 2021.
Ana Patrícia Almeida concluiu o Doutoramento em Educação, na área de Administração e Política Educacional em 2015 pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Fez Mestrado em Administração Educacional em 2005 pela FPCE da Universidade de Lisboa e Licenciatura em Ciências da Educação - Administração Educacional em 1999 pela FPCE da Universidade de Lisboa. No Instituto Superior de Educação e Ciências exerceu o cargo de diretora da Escola de Educação e Desenvolvimento Humano. É atualmente Professora Auxiliar na Universidade Aberta. Coordena o Mestrado em Administração e Gestão Educacional na Universidade Aberta e é a Investigadora Responsável, pela Universidade Aberta, da Cátedra UNESCO “Cidade que educa e transforma”. Recebeu 2 prémios, um deles de Melhor Tese de Doutoramento na área, em 2015. Tem publicado e feito investigação nas áreas das Políticas Públicas de Educação, da Administração Educacional e da Formação de Professores.
Email: anap.almeida@uab.ptCláudia Neves é, desde 2010, professora auxiliar na Universidade Aberta onde lecciona Unidades Curriculares no Departamento de Educação e Ensino a Distância. Desde 2013 que integra a equipa de coordenação do Mestrado em Administração e Gestão Educacional onde tem orientado várias dissertações. Mas a sua experiência passou também por leccionar na FCSH/UNL durante os anos de 2010/2012. Atualmente é coordenadora portuguesa do projeto com financiamento Horizon da União Europeia com o título "Transforming Education through Aesthetic and Embodied Learning for Democracy-as-becoming". Os seus interesses de investigação estão ancorados no Laboratório de Educação e Ensino a Distância (LE@D) e centram-se em torno das Políticas Educativas e novas formas de regulação da educação no contexto nacional e internacional, com especial destaque para o papel da União Europeia na definição da política educativa dos seus Estados-membros. Atualmente a sua investigação procura explorar e aprofundar cenários de formação em ambientes digitais especialmente orientados para a gestão e liderança das escolas em Portugal e na Europa e a exploração das teorias da complexidade na administração e gestão educacional. Em termos de formação, é doutorada em Ciências da Educação, especialidade Educação e Desenvolvimento pela FCT/UNL (2009) e concluiu o mestrado em Educação e Sociedade no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. No ano 2000 concluiu a licenciatura em Política Social pela Universidade Técnica de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Integra a equipa de peritos da IGEC no 3º ciclo de avaliação externa das escolas portuguesas e ocupou já diversos cargos na Universidade. Tem experiência de coordenação de projetos europeus, nomeadamente relacionados com aprendizagem ao longo da vida nas PME(s) e História e Cidadania Europeias para professores de todos os níveis de ensino. Os projetos de investigação nos quais tem participado como membro debruçam-se sobre diversas temáticas como MOOCs, Interfaces do Ensino Superior com outras instituições, Inserção de Diplomados da Universidade. Atualmente é membro da direção do Fórum Português de Administração Educacional, membro do conselho coordenador do LE@D. No LE@D é coordenadora d uma linha de investigação e dedica-se a projetos de investigação sobre As Teorias da Complexidades na análise de contextos políticos, a Liderança Educacional Digital e as Comunidades Virtuais de Aprendizagem nas escolas.
Email: claudia.neves@uab.ptPedagoga, Mestra e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE /UFMG). Professora do Departamento de Administração Escolar (DAE/FaE/UFMG), do Curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas (FIEI) e do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social na linha de pesquisa "Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas". Realizou estágio de doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC) e intercâmbio institucional de graduação na Universidade do Porto (UP). Pesquisa e publica na área de educação atuando principalmente nos seguintes temas: perspectivas anticoloniais em diálogo com a educação; desigualdades sociais e desigualdades escolares; educação integral (em tempo) integral. Membro do núcleo de ensino, pesquisa e extensão Territórios Educação Integral e Cidadania (TEIA) da FaE/UFMG.
Pesquisadora em Estágio Pós-doutoral na Casa de Oswaldo Cruz, com bolsa nota-10 da FAPERJ, com o projeto "Mulheres nas ciências: profissionalização e trajetórias científicas (Rio de Janeiro - DF, 1940-1960)". Doutora em História das Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz, onde desenvolveu a tese intitulada "Assistência à saúde e à pobreza no interior do Sul do Brasil (1903-1913)". Participou do Programa de Doutorado Sanduíche na Universidade de Évora, Portugal, com bolsa CAPES/PDSE. É graduada em História pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem interesse pelas seguintes linhas de pesquisa:História das Ciências, História das Mulheres, História do Brasil na Primeira República, História da Assistência e História da Pobreza.