08Jun

“Territórios Negros” foi o tema da 12ª edição do projeto Relendo Passo Fundo

Relendo Passo Fundo, atualmente na sua 12ª edição, é um evento realizado pelo Projeto de Extensão VivA!Emau do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo desde 2016, o qual, atualmente, faz parte das atividades articuladas pela Rede UNITWIN – Cátedra Unesco “A Cidade que Educa e Transforma”, liderada pelo ISEC Lisboa.

Relendo Passo Fundo Territórios Negros é o nome desta edição especial. A cidade sempre foi tensionada por disputas que resultaram em espaços de privilégios e espaços de resistência, invisibilização e apagamento. Este Relendo trouxe múltiplas narrativas e sensibilidades sobre os espaços, através dos depoimentos e das narrativas da comunidade negra, em cada um dos seus oito pontos, de relevância sobre a constituição da cidade.

Nesta edição, realizada no dia 8 de junho, os participantes percorreram pelos espaços históricos e marcantes da comunidade negra visitando a construção da ferrovia (atual Avenida Sete de Setembro), a Praça Tamandaré e sua Romaria de São Miguel, Chafariz da Mãe Preta, o Clube Recreativo Visconde do Rio Branco e a Sociedade Garotos da Batuca.

O evento trata-se de uma verdadeira viagem pelo tempo avivando memórias através da leitura tendo como principal objetivo a compreensão dos processos que levaram à construção da cidade. O Relendo Passo Fundo é aberto a toda a comunidade e a iniciativa é divulgada através das redes sociais do Projeto Extensão VivA!Emau.