28Mar
Professor Carlos Fortuna participa no Ciclo de Conferências "Direito à Cidade"
No passado dia 28 de março realizou-se a 3.ª conferência do Ciclo de Conferências organizado pela Rede Unitwin UNESCO “Cidade que Educa e Transforma”.
A organização desta conferência esteve a cargo da Universidade Aberta, do Le@d – Laboratório de Educação a Distância e eLearning, e do Grupo de Trabalho 2 (Territorialidade, Identidade e Cidadania) desta rede Unitwin UNESCO.
Nesta conferência, o Prof. Carlos Fortuna abordou as sensibilidades existenciais que mobilizam os sentidos e a corporeidade dos sujeitos como mecanismos essenciais do entendimento das urbanidades. Ao lado dos sons e silêncios das cidades Carlos Fortuna discutiu também algumas hipóteses de tratamento sociológico da banal e universal respiração em contextos urbanos.
Abordou o significado dos odores urbanos e como aquilo que se cheira hoje na cidade nunca foi tão artificial. Tocar é também uma sensibilidade especial que condiciona a relação dos sujeitos com os espaços urbanos. Para Carlos Fortuna, a variedade dos sentidos que se discute mostra que a cidade pode ser percebida com o corpo inteiro e não apenas com o hegemónico sentido da visão.