Resumo
A presente pesquisa de doutorado teve como objetivo geral investigar a contribuição
dos princípios da Cidade Educadora para a corporificação do Plano de Ações
Articuladas (PAR), de forma justa e equânime. Seguindo a abordagem qualitativa,
como ferramenta de coleta de dados, foi usada a técnica do Grupo Focal. A partir de
Mainardes (2006), procuramos entender as contribuições do ciclo de políticas para a
análise de políticas educacionais, tendo como base a perspectiva pós-estruturalista,
a pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa “Políticas Públicas e Gestão da
Educação” e integra a “Cátedra UNESCO Unitwin - A cidade que Educa e
Transforma”, recentemente aprovada, com participação de Brasil, Portugal e Guiné
Bissau. Ainda quanto ao percurso metodológico, foi empregado o estudo do estado
do conhecimento, com a análise de teses e dissertações encontradas nas bases de
dados IBICT e CAPES, publicadas no recorte temporal de 2011 a 2021, tendo como
descritores “Plano de Ações Articuladas”, “Cidades Educadoras” e “Planejamento e
Participação”. Procuramos estabelecer conexões entre os referenciais teóricos sobre
o tema, os princípios de Cidades Educadoras e as ações propostas pelo PAR. A
investigação foi guiada pelo problema da pesquisa “Qual a possibilidade dos princípios
da Cidade Educadora contribuírem para a corporificação e exequibilidade do Plano de
Ações Articuladas (PAR), respeitando parâmetros justos e equânimes?”. Foi assim
que postulamos a seguinte tese: A construção do Plano de Ações Articuladas (PAR),
nos moldes (articulada com os princípios) de Cidade Educadora, pode contribuir para
desenvolver as potencialidades educadoras em uma cidade mais justa, ampliando o
espaço educativo para além da escola. Concluímos apresentando a Cidade
Educadora como uma proposição de organização social fundamentada na justiça e
equidade, que promove a cidadania plena e ativa. Essa abordagem favorece a
participação e o trabalho coletivo para a construção de espaços democráticos e
participativos. Ao longo da pesquisa, outros enfoques surgiram, como o lançamento
da Cátedra UNESCO UniTwin - A cidade que Educa e Transforma, na qual este estudo
está inserido. Durante o surgimento da cátedra e a elaboração da tese, novos
aspectos foram reconsiderados, enriquecendo nossa compreensão sobre o papel da
educação na construção de uma sociedade mais justa e equânime.