Investigação

Teses de Doutoramento

Título
Plano de Ações Articuladas (PAR) e Cidades Educadoras: Desafios à Justiça e Equidade
Autor(a)
Ana Paula Rohrbek Chiarello
Defesa
2024
Orientador(a)
Prof.a Dr.a Edite Maria Sudbrack
Instituição
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Resumo
A presente pesquisa de doutorado teve como objetivo geral investigar a contribuição dos princípios da Cidade Educadora para a corporificação do Plano de Ações Articuladas (PAR), de forma justa e equânime. Seguindo a abordagem qualitativa, como ferramenta de coleta de dados, foi usada a técnica do Grupo Focal. A partir de Mainardes (2006), procuramos entender as contribuições do ciclo de políticas para a análise de políticas educacionais, tendo como base a perspectiva pós-estruturalista, a pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa “Políticas Públicas e Gestão da Educação” e integra a “Cátedra UNESCO Unitwin - A cidade que Educa e Transforma”, recentemente aprovada, com participação de Brasil, Portugal e Guiné Bissau. Ainda quanto ao percurso metodológico, foi empregado o estudo do estado do conhecimento, com a análise de teses e dissertações encontradas nas bases de dados IBICT e CAPES, publicadas no recorte temporal de 2011 a 2021, tendo como descritores “Plano de Ações Articuladas”, “Cidades Educadoras” e “Planejamento e Participação”. Procuramos estabelecer conexões entre os referenciais teóricos sobre o tema, os princípios de Cidades Educadoras e as ações propostas pelo PAR. A investigação foi guiada pelo problema da pesquisa “Qual a possibilidade dos princípios da Cidade Educadora contribuírem para a corporificação e exequibilidade do Plano de Ações Articuladas (PAR), respeitando parâmetros justos e equânimes?”. Foi assim que postulamos a seguinte tese: A construção do Plano de Ações Articuladas (PAR), nos moldes (articulada com os princípios) de Cidade Educadora, pode contribuir para desenvolver as potencialidades educadoras em uma cidade mais justa, ampliando o espaço educativo para além da escola. Concluímos apresentando a Cidade Educadora como uma proposição de organização social fundamentada na justiça e equidade, que promove a cidadania plena e ativa. Essa abordagem favorece a participação e o trabalho coletivo para a construção de espaços democráticos e participativos. Ao longo da pesquisa, outros enfoques surgiram, como o lançamento da Cátedra UNESCO UniTwin - A cidade que Educa e Transforma, na qual este estudo está inserido. Durante o surgimento da cátedra e a elaboração da tese, novos aspectos foram reconsiderados, enriquecendo nossa compreensão sobre o papel da educação na construção de uma sociedade mais justa e equânime.
Palavras-chave
Políticas Públicas Educacionais. Cidades Educadoras. Plano de Ações Articuladas. Justiça. Equidade.