Resumo
A temática da pesquisa compreende a educação como promoção da vida com
sabedoria e as relações político-pedagógicas e educacionais entre educação para
todos e todas. O objetivo desta pesquisa se desvela ao buscar a construção de uma
compreensão conceitual para o termo biosofia, estudar educação para todos e todas
na sua dimensão político-pedagógica e educacional, a partir da Conferência Mundial
de Jomtien, e verificar as possibilidades de relações entre a educação para todos e
todas e o desenvolvimento de uma concepção e cultura de vida com sabedoria. Assim,
compreendemos que a busca por modificações no campo da educação, desde os
conhecimentos considerados cientificamente importantes até as formas de avaliar a
qualidade educacional, na dimensão nacional e internacional, as políticas públicas, a
educação de formação integral, as instâncias sócio-políticas e a cidadania, parecem
garantir movimentos de pensar e reflexões sobre os caminhos da educação, bem
como uma certa qualidade humanista e científica no ensino e na aprendizagem e
conduzem os/as estudantes a uma condição cidadã. Acima de tudo, é preciso, em
educação para todos e para todas, uma metodologia e objetivos de educação integral
– ciência e humanidade –, comprometida com pensar a vida, considerar a condição
humana e visualizar o horizonte da dignidade humana, não sem a consciência da
condição humana. Ao propor análises, investigações e compreensões do papel
exercido pela escola na formação humana de estudantes, a presente pesquisa
desenvolve-se com metodologia básica de cunho monográfico, realizada com análise
bibliográfica e documental, com os métodos hipotético dedutivo e dialético-
hermenêutico, com objetivo de dissertar sobre a dimensão pedagógica e cotidiana da
educação para todos e todas como possibilidades político-pedagógica de promoção
de vida com sabedoria. É preciso pensar uma educação que seja um caminho para a
vida digna, para a equidade, para a justiça social e o estado democrático de direito.
Considera-se que a aprendizagem ocorre em todos os momentos e durante toda a
vida e, nesse sentido, despertar a sensibilidade desde os primeiros anos escolares dá
condições de contribuir no desenvolvimento de uma vida que vai além da busca por
condições financeiras e de consumismo. Portanto, que seja uma educação
direcionada a uma vida com felicidade, compreendida aqui como a valorização de
todos os momentos e experiências do nosso cotidiano. A felicidade não está em um
ponto final ou em uma linha de chegada, mas ela acompanha a nossa trajetória, as
nossas conquistas e as nossas perdas. Trata-se de uma educação em que a ciência,
o desenvolvimento intelectual e emocional, as reflexões, as possibilidades de
conhecer e a sabedoria são para todos e todas.