Investigação

Dissertações de Mestrado

Título
Relações Político-Pedagógicas entre Educação para todos e todas e biosofia como promoção da vida com sabedoria
Autor(a)
Gabrieli Schaffer
Defesa
2024
Orientador(a)
Prof. Dr. Claudionei Vicente Cassol
Instituição
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Resumo
A temática da pesquisa compreende a educação como promoção da vida com sabedoria e as relações político-pedagógicas e educacionais entre educação para todos e todas. O objetivo desta pesquisa se desvela ao buscar a construção de uma compreensão conceitual para o termo biosofia, estudar educação para todos e todas na sua dimensão político-pedagógica e educacional, a partir da Conferência Mundial de Jomtien, e verificar as possibilidades de relações entre a educação para todos e todas e o desenvolvimento de uma concepção e cultura de vida com sabedoria. Assim, compreendemos que a busca por modificações no campo da educação, desde os conhecimentos considerados cientificamente importantes até as formas de avaliar a qualidade educacional, na dimensão nacional e internacional, as políticas públicas, a educação de formação integral, as instâncias sócio-políticas e a cidadania, parecem garantir movimentos de pensar e reflexões sobre os caminhos da educação, bem como uma certa qualidade humanista e científica no ensino e na aprendizagem e conduzem os/as estudantes a uma condição cidadã. Acima de tudo, é preciso, em educação para todos e para todas, uma metodologia e objetivos de educação integral – ciência e humanidade –, comprometida com pensar a vida, considerar a condição humana e visualizar o horizonte da dignidade humana, não sem a consciência da condição humana. Ao propor análises, investigações e compreensões do papel exercido pela escola na formação humana de estudantes, a presente pesquisa desenvolve-se com metodologia básica de cunho monográfico, realizada com análise bibliográfica e documental, com os métodos hipotético dedutivo e dialético- hermenêutico, com objetivo de dissertar sobre a dimensão pedagógica e cotidiana da educação para todos e todas como possibilidades político-pedagógica de promoção de vida com sabedoria. É preciso pensar uma educação que seja um caminho para a vida digna, para a equidade, para a justiça social e o estado democrático de direito. Considera-se que a aprendizagem ocorre em todos os momentos e durante toda a vida e, nesse sentido, despertar a sensibilidade desde os primeiros anos escolares dá condições de contribuir no desenvolvimento de uma vida que vai além da busca por condições financeiras e de consumismo. Portanto, que seja uma educação direcionada a uma vida com felicidade, compreendida aqui como a valorização de todos os momentos e experiências do nosso cotidiano. A felicidade não está em um ponto final ou em uma linha de chegada, mas ela acompanha a nossa trajetória, as nossas conquistas e as nossas perdas. Trata-se de uma educação em que a ciência, o desenvolvimento intelectual e emocional, as reflexões, as possibilidades de conhecer e a sabedoria são para todos e todas.
Palavras-chave
Educação para todos e todas. Educação integral. Biosofia. Sabedoria.