01Mar

Membros da RICET visitam Cascais e aldeia de Santa Isabel

No dia 1 de março, a equipa da Cátedra foi recebida pelo Município de Cascais para visitar o Museu da Vila e o Museu Condes de Castro Guimarães.

O Museu Condes de Castro Guimarães encontra-se instalado no edifício conhecido por "Torre de S. Sebastião", mandado construir por Jorge O'Neill em 1900. O edifício apresenta uma arquitetura revivalista, recuperando e conjugando estilos do passado, transportando o nosso imaginário para um universo fantástico, marcado pelo gosto romântico. Em 1910, a casa foi adquirida pelo Conde Manuel de Castro Guimarães. Após a sua morte, em 1927, deixou em testamento de 1924, a doação de toda a sua propriedade, jardim, casa e respetivo recheio ao Município de Cascais para que fosse constituído Museu-Biblioteca Municipal. O Museu abriu ao público em 12 de Julho de 1931. O acervo é constituído por importantes coleções de pintura, mobiliário, porcelana, ourivesaria e ainda pequenos núcleos de escultura, azulejos, têxteis, leques, vidros e "objectos de vitrine" nacionais e estrangeiros. Merece particular destaque a Crónica de El-Rei D. Afonso Henriques (1505) da autoria de Duarte Galvão, cuja iluminura do prólogo contém a mais antiga representação da cidade de Lisboa.

Localizado no edifício dos Paços do Concelho, o Museu da Vila reabriu ao público, com um espaço renovado e alargado de exposição e com mais funcionalidades interactivas para os visitantes e a entrada gratuita.No início da visita, é o rei D. Carlos que, à entrada, num quadro de viva voz, dá as boas vindas aos visitantes que vão iniciar um percurso que os levará a conhecer a história da Vila e do concelho de Cascais desde o Neolítico à atualidade.Com recurso a convidativas soluções multimédia, os visitantes poderão navegar pela história de Cascais a seu gosto, fotografando-se em 1900, ouvindo num rádio dos anos 30 alguns dos maiores êxitos da música (inter)nacional, cuja história se relaciona com Cascais ou utilizando painéis interativos para descobrir a realidade do concelho durante a II Guerra Mundial.Entre outras novidades do renovado museu, há a possibilidade de se se assistir a muitos filmes com história, cedidos pelo Arquivo Nacional de Imagens em Movimento e pelo Arquivo da RTP.Já depois de terem passado pela Sala dos Presidentes, os visitantes mergulharão numa experiência imersiva para conhecer os esforços que Cascais tem vindo a desenvolver para se transformar numa cidade inteligente. Neste museu até a loja é histórica! A área de venda é, na verdade, uma antiga mercearia de meados do século XX, que foi restaurada para voltar a ganhar função.

No último dia de trabalhos da Cátedra Unesco A cidade que educa e transforma a aprender com a experiência da Aldeia de Santa Isabel, um projeto ímpar de intergeracionalidade onde crianças, jovens, adultos e seniores se cruzam em aprendizagens e interdependências de quotidiano, fomentando a integração social e o desenvolvimento humano.