10Out

Trilogia “Novos Estudos de Cidadania” é lançada na Fundação Calouste Gulbenkian

O lançamento oficial da trilogia “Novos Estudos de Cidadania”, nome dado à trilogia lançada pela Petrony Editora e com a chancela da Rede Internacional UNESCO “A Cidade que Educa e Transforma” decorreu a 10 de outubro, na sala 1 da Fundação Calouste Gulbenkian. A cerimónia de lançamento contou com a presença da Coordenadora da Cátedra UNESCO, a Professora Doutora Isabel Baltazar, do Administrador Executivo da Fundação Calouste Gulbenkian, o Doutor Guilherme d’Oliveira Martins, com a apresentação do Volume I – Nós e os Outros, os Europeus: Unidos na Diversidade, do Professor Doutor Manuel Porto, apresentando o volume II – Cidadania – Direito, Ciência Política e Relações Internacionais e do Professor Doutor António Névoa, encerrou a sessão com a apresentação do último volume – A Escola como Alicerce – A Dimensão Europeia da Educação.

A Professora Doutora Isabel Baltazar partilhou com os presentes os desafios e os problemas que encontrou durante a escrita da trilogia enfatizando o valor e o poder da escola enquanto alicerce da democracia e da cidadania europeia, uma vez que “os jovens são o futuro da Europa”. Destacou, ainda, a importância da presença da Escola Secundária Padre António Vieira, enquanto membro do programa “Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu”. Num segundo momento, a docente citou, ainda, as palavras da Presidente do ISEC Lisboa, Doutora Cristina Ventura, que embora ausente, fez questão de deixar umas breves palavras de agradecimento ao projeto que a Cátedra tem impulsionado e ao ISEC Lisboa, como membro líder da rede: “A obra "Nós e os Outros, os Europeus: Uma Europa Unida na Diversidade" vista à luz dos objetivos da Rede Unitwin "Cidade que Educa e Transforma" da UNESCO não apenas se alinha, mas também enriquece o ethos dos territórios educativos ao explorar os temas da diversidade, inclusão e construção de uma identidade europeia coesa e democrática.”

“Cidadania livre, responsável e tolerante” é a mensagem que o Professor Doutor Guilherme d’Oliveira Martins passa com a apresentação do primeiro volume. É a principal mensagem que o livro carrega – a perpetuação da paz e a união entre povos. O professor salienta ainda “A tomada de consciência do risco da “banalização do mal”, referida por Hannah Arendt, importa, no fundo, para que se compreenda a democracia como um sistema de valores baseado no reconhecimento da imperfeição humana e na exigência da procura de caminhos no sentido do aperfeiçoamento pessoal e do entendimento das ilusões e dos erros.”

O Volume II – Cidadania – Direito, Ciência Política e Relações Internacionais apresentado pelo Doutor Manuel Porto foca-se no alargamento de oportunidades para o exercício da cidadania e nos desafios da democracia, exigindo a participação ativa dos cidadãos.

O terceiro e último volume, apresentado pelo Professor Doutor António Névoa, destaca a importância da Escola enquanto alicerce na construção de valores e da cidadania europeia. Este volume procura explorar o papel da escola na sociedade e a sua transformação ao longo dos anos e o papel desta na construção de ideias europeus.

Citando o prefácio do professor presente na obra:

“O debate sobre a dimensão europeia da educação é importante, sobretudo se for capaz de pensar a educação para além das fronteiras e inscrever cidadanias em paz com a Terra (“casa comum”) e em paz com os Outros (“humanidade partilhada”). É neste sentido que o relatório da UNESCO defende a educação como projeto público e bem comum mundial. A pandemia libertou o futuro, alargou o leque de possibilidades. Agora, sabemos que o impossível pode acontecer. O que faremos com este conhecimento? O futuro está em aberto, talvez mais do que nunca. Ninguém tem certezas, mas precisamos de coragem para partilhar as nossas dúvidas, reflexões e experiências, como se faz neste livro. A educação precisa de ser repensada. Juntos. Livremente. Sem limites.”

Entre os presentes estiveram alguns dos autores que contribuíram para a trilogia, nomeadamente, Luís Cardoso do Instituto de Portalegre, Ana Patrícia Almeida da Universidade Aberta, a Fátima Pacheco do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto e Mário Barata do Instituto Politécnico de Leiria. Estiveram também em representação do ISEC Lisboa, a Vice-Presidente, Dra. Tânia Carraquico e as Professoras Doutoras Marina Reis e Ana Paula Oliveira, docentes do ISEC Lisboa.

A Doutora Katalin Gonczy, representante do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal marcou, igualmente, presença no lançamento, reforçando a importância da abordagem de temas como a cidadania europeia.

A escola é de todos e para todos, cabe a cada um de nós tomar o melhor partido dela e aproveitar a fonte de conhecimento que esta tem para nos oferecer.