27Out

A voz dos jovens na Europa ecoou na Assembleia da República

Os embaixadores seniores e juniores da Escola Secundária Leal da Câmara, com a supervisão da Dra. Isabel Baltazar, coordenadora pedagógica do programa Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu, organizaram um debate na sala do Senado da Assembleia da República, sob o tema A Voz dos Jovens na Europa – Democracia, Sustentabilidade e Direitos Humanos – que Europa querem nas eleições de 2024?. O mesmo decorreu no dia o dia 27 de outubro, numa ação que juntou 11 escolas EPAS participantes, de norte a sul do país, reunindo mais de 250 jovens em frente a um painel de ilustres protagonistas da vida política nacional e europeia, que responderam prontamente ao convite que lhes foi lançado para ouvirem as questões e as sugestões destes jovens.

Sentaram-se à mesa para ouvir estes jovens a vice-presidente da Assembleia da República, Edite Estrela, o Ministro da Educação, João Costa, o Deputado ao Parlamento Europeu, João Albuquerque, o Presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, Alexandre Quintanilha, um representante do Gabinete do Parlamento Europeu, Mário Queiró, e uma representante da Juventude Comunista, Mónica Mendonça, para um debate onde todos os grupos parlamentares foram convidados a marcar presença. Para além das intervenções de cada um, os protagonistas da vida política nacional e europeia mostraram-se disponíveis para responder às questões colocadas pelos diversos alunos das diferentes escolas e ouviram, atentamente, as sugestões destes. "Foi um dia de verdadeira Democracia em ação. Estes jovens mostraram as suas preocupações, colocando questões, pedindo esclarecimentos e até dando sugestões sobre a atualidade, nomeadamente, o combate à abstenção nas próximas eleições europeias de 2024", referiu a docente do ISEC Lisboa, Isabel Baltazar.

Com moderação da Dra. Isabel Baltazar, todas as escolas puderam fazer ouvir a sua voz. Desde o Colégio de Gaia, Escola Secundária Gaia Nascente, Colégio Ined, Colégio Alemão do Porto, Escola Secundária de Arganil, Escola Secundária de Moimenta da Beira, Escola Secundária Eça de Queirós e Escola Secundária Rainha D. Leonor de Lisboa, Colégio Amor de Deus de Cascais, Escola Secundário Poeta Joaquim Serra do Montijo, à Escola Secundária Leal da Câmara de Rio de Mouro, todos os porta-vozes dos embaixadores juniores das escolas participantes intervieram.

Coube à professora Isabel Baltazar fazer o encerramento da sessão sobre Que Democracia para a Europa?. A coordenadora pedagógica do programa Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu referiu que "atualmente a União Europeia encontra-se numa encruzilhada, agravada pelas constantes crises, guerras e pelo facto de a grande maioria dos europeus não se envolverem no projeto de construção europeia. Ou, pelo contrário, serem eurocéticos ou mesmo contra o projeto europeu. A reflexão sobre a democracia europeia deve ser a prioridade para pensar a participação do povo nessa Europa que é o regresso à sua própria génese. Por outro lado, para além da escassa participação dos cidadãos no processo de construção europeia, as próprias instituições europeias sofrem de um défice democrático", dando como exemplo o caso do Parlamento Europeu, a instituição eleita pelos cidadãos mas que precisa de aprofundar a sua vocação democrática, já que os europeus não revelam interesse por participar plenamente e outros sentem-se impotentes frente às instituições. Consequentemente, a democracia europeia é constantemente questionada como uma forma a promover uma maior participação no espaço europeu.

Fotos: Sandra Ribeiro ©Assembleia da República