Resumo
A partir da compreensão de que o envelhecimento humano é uma realidade
contemporânea no Brasil, esta dissertação de mestrado investiga os desafios
presentes nas cidades educadoras brasileiras, considerando o aumento da
longevidade e a projeção de aumento no número de idosos para as próximas décadas.
A investigação se introduz a partir do tema do envelhecimento na perspectiva das
Cidades Educadoras, abordando as dimensões das políticas públicas com foco na
educação ao longo da vida. A pesquisa é de caráter qualitativo, baseada em revisão
bibliográfica e análise documental. Sua abordagem é descritiva e exploratória, se
caracterizando como crítico-reflexiva, propondo o debate sobre os processos e
dimensões que compõem o cenário do envelhecimento humano, pensando nas
Cidades Educadoras, alinhando-as aos preceitos da Associação Internacional de
Cidades Educadoras. Ainda, elegemos como método de análise a textual discursiva.
Por meio do estudo da contribuição da educação, conjuntamente com outras áreas do
conhecimento e legislação específica de proteção à pessoa idosa, buscamos
compreender como se dá o processo de garantia de um envelhecimento ativo à
população, conduzindo a pesquisa por reflexões sobre melhores práticas para tornar
efetivo esse direito. Para isso, relacionamos as experiências do Sesc Rio Grande do
Sul, declarando seu potencial educativo nos territórios que se faz presente, ao
promover ações específicas para o público adulto em tempos de envelhecimento,
estimulando o protagonismo e a participação social. A relação entre envelhecimento
humano e educação ao longo da vida reflete os princípios e compromissos
institucionais, que estão voltados à contribuição de uma formação mais justa e
igualitária, com a participação de todos os sujeitos, portanto, com representatividade
em todas as fases da vida. O estudo demonstra o quão importante e significativo é o
impacto educativo dessas ações na sociedade, ao estabelecer a defesa da
potencialidade ativa da pessoa idosa. O Sesc tem se mostrado uma instituição
preocupada com o bem-estar e a qualidade de vida desse público, adaptando-se
constantemente, de acordo com os novos desafios e necessidades sociais que
surgem ao longo dos anos. As experiências do Trabalho Social com Idosos
desenvolvida pelo Sesc demonstra-se consonante à Carta das Cidades Educadoras
e aos ideais do movimento, reverberando valores de inclusão, igualdade, justiça
social, democracia participativa, convivência entre diferentes culturas e o diálogo entre
gerações.