Investigação

Dissertações de Mestrado

Título
Cidades Educadoras e o Envelhecimento Humano: A Dimensão de Políticas Públicas e Educação ao Longo da Vida Presente nas Ações Desenvolvidas pelo SESC/RS
Autor(a)
Adriano do Couto Pereira
Defesa
2024
Orientador(a)
Profa. Dra. Jaqueline Moll
Instituição
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Resumo
A partir da compreensão de que o envelhecimento humano é uma realidade contemporânea no Brasil, esta dissertação de mestrado investiga os desafios presentes nas cidades educadoras brasileiras, considerando o aumento da longevidade e a projeção de aumento no número de idosos para as próximas décadas. A investigação se introduz a partir do tema do envelhecimento na perspectiva das Cidades Educadoras, abordando as dimensões das políticas públicas com foco na educação ao longo da vida. A pesquisa é de caráter qualitativo, baseada em revisão bibliográfica e análise documental. Sua abordagem é descritiva e exploratória, se caracterizando como crítico-reflexiva, propondo o debate sobre os processos e dimensões que compõem o cenário do envelhecimento humano, pensando nas Cidades Educadoras, alinhando-as aos preceitos da Associação Internacional de Cidades Educadoras. Ainda, elegemos como método de análise a textual discursiva. Por meio do estudo da contribuição da educação, conjuntamente com outras áreas do conhecimento e legislação específica de proteção à pessoa idosa, buscamos compreender como se dá o processo de garantia de um envelhecimento ativo à população, conduzindo a pesquisa por reflexões sobre melhores práticas para tornar efetivo esse direito. Para isso, relacionamos as experiências do Sesc Rio Grande do Sul, declarando seu potencial educativo nos territórios que se faz presente, ao promover ações específicas para o público adulto em tempos de envelhecimento, estimulando o protagonismo e a participação social. A relação entre envelhecimento humano e educação ao longo da vida reflete os princípios e compromissos institucionais, que estão voltados à contribuição de uma formação mais justa e igualitária, com a participação de todos os sujeitos, portanto, com representatividade em todas as fases da vida. O estudo demonstra o quão importante e significativo é o impacto educativo dessas ações na sociedade, ao estabelecer a defesa da potencialidade ativa da pessoa idosa. O Sesc tem se mostrado uma instituição preocupada com o bem-estar e a qualidade de vida desse público, adaptando-se constantemente, de acordo com os novos desafios e necessidades sociais que surgem ao longo dos anos. As experiências do Trabalho Social com Idosos desenvolvida pelo Sesc demonstra-se consonante à Carta das Cidades Educadoras e aos ideais do movimento, reverberando valores de inclusão, igualdade, justiça social, democracia participativa, convivência entre diferentes culturas e o diálogo entre gerações.
Palavras-chave
Cidades Educadoras; envelhecimento humano; políticas públicas de educação; Sesc/RS.