Resumo
Este trabalho teve como objetivo compreender aspectos legais e de políticas governamentais que orientam a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) na perspectiva de uma Educação Integral da população brasileira. É uma pesquisa qualitativa de análise documental que se divide em capítulos e artigos. Faz um recorte com mapeamento e análise de publicações referentes a EAN relacionadas, ou não, com a Educação Integral. Também traz um registro do que envolve a Alimentação, Nutrição, Saúde e Educação do país e do mundo dentro de seus contextos históricos e suas problemáticas, como as pandemias da obesidade, desnutrição e mudanças climáticas. Inclui as leis, documentos oficiais, programas governamentais do Brasil e Organizações Mundiais relacionadas com os conceitos de Saúde, Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e Educação Integral, dentre estes destacam-se: Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), Soberania Alimentar, o Marco de Referência para EAN (MREAN), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB). E na busca de documentos que relacionam a Educação Integral e a EAN se encontrou o livro: Educação Alimentar e Nutricional: Articulação de Saberes. A partir desta obra foi produzida, como ponto principal desta pesquisa qualitativa, a análise de conteúdo com foco nesta conexão. Conclui-se que são necessárias mais pesquisas dentro destas temáticas, mas que a EAN com base na Educação Integral é uma potência de interconexão de saberes e dos campos das ciência naturais e sociais. A EAN baseada na Educação Integral é uma estratégia urgente e prioritária para a conquista dos direitos humanos e da sustentabilidade planetária.
Palavras-chave
Educação Alimentar e Nutricional, Educação Integral, Segurança Alimentar e Nutricional, Direito Humano à Alimentação Adequada, Soberania Alimentar.