Editorial

Editorial de Setembro de 2023

Isabel Baltazar
Coordenadora da Cátedra

Eis-nos regressados de férias e cheios de boas inspirações para retomarmos as atividades da Cátedra A Cidade que Educa e Transforma!

De salientar, que o Brasil esteve muito ativo durante o mês de agosto, porque lá é mês de trabalho, enquanto em Portugal, muitos de nós parámos para férias e não houve atividades letivas.

Por isso, temos a assinalar importantes eventos de lançamento da Cátedra do outro lado do Oceano, sendo de destacar as apresentações da Cátedra no Brasil.

A 17 de agosto, a Cátedra foi lançada em Brasília, tendo a professora Jaqueline Moll dirigido os trabalhos, a convite do Ministério da Educação, para acompanhar este momento muito importante da educação brasileira. Retomar o longo caminho da educação Integral e democrática, pavimentado por Anísio Teixeira, Paulo Freire, Darcy Ribeiro, Maria Nilde Mascelani e tantos outros e outras, renova a Esperança, pois a qualidade da educação determina a qualidade do país. Como disse: “Não se trata de mais tempo para melhorar as notas. Além da avaliação ser parte do processo e mais ampla que qualquer resultado pontual, se trata de fazer da escola um lugar de VIDA e CONHECIMENTO, articuladora da cultura e dos saberes locais e dos saberes construídos nas diferentes áreas do conhecimento e, efetivamente, construtora de autonomia e emancipação humana”. O ISEC Lisboa esteve presente com uma mensagem transmitida por Isabel Baltazar, coordenadora científica da Cátedra UNESCO.

No âmbito do painel “Democracia e Paz na Escola”, integrado no Ciclo de Debates Construindo Agora o Amanhã, foi lançado a 24 de agosto, o livro Em Defesa da Escola. Pedagogias da Educação Pública na disputa pela democracia, coordenado por Jaqueline Moll e Carmen Barbosa.

Refira-se também o lançamento da Cátedra UNESCO A Cidade que Educa e Transforma na Universidade Federal da Bahia - UFBA, foi realizada no dia 05 de setembro de 2023, às 08h30min no Salão Nobre da Reitora da UFBA. O lançamento e apresentação foi realizado na manhã do dia 05 de setembro, na Reitoria da Universidade Federal da Bahia, na cidade de Salvador, precedido da Mesa com o tema: "Campos, aldeias e cidades que educam: territórios de viver, aprender e transformar”, com a Profa. Dra. Jaqueline Moll, presidente da Assembleia de Delegados da Cátedra e os membros da Cátedra, juntamente com o Prof. Márcio Tascheto e demais convidados. Ainda na manhã do dia 05, houve uma mesa promovida pela Cátedra com o tema: - Infâncias e Educação Integral: o direito à educação na Educação Infantil e no Ensino Fundamental".

A Cátedra UNESCO A Cidade que Educa e Transforma integrou-se dentro da programação do II Seminário Nacional de Educação Integral na UFBA na UFBA, em Salvador que busca contribuir no debate curricular, político e pedagógico que fortalece e atualiza a concepção de Educação Integral inserida em um projeto de Sociedade democrática, socialmente justa, sem desigualdades sociais e ambientalmente sustentável, que valorize as diferenças e combata todas as formas de discriminação.

Em Setembro, vamos iniciar um Ciclo de Conferências “A Cátedra que Educa e Transforma”, todas as 4as feiras de cada mês, entre as 18h e as 19h de Portugal, integrado nas atividades do Grupo 1 da Cátedra, convidando todos os membros da Cátedra a participarem, quer com envio de comunicações, quer a assistir, por zoom, às apresentações, destinadas também a toda a sociedade civil, muito particularmente a alunos e professores da Escolaridade Obrigatória, e, também aos Municípios que queiram convidar os cidadãos a pensarem connosco a Cidade em que vivemos e o que queremos melhorar. A primeira 4ª feira, será dia 29 de setembro, pelas 18h, e será orientada por Isabel Baltazar, do ISEC Lisboa, que irá falar de “Cidadania e Participação Democrática.

Ficamos em diálogo com todos aqueles a quem chegar esta Newsletter, para avançarmos para iniciativas a combinar com os Centros de Formação de Professores, Escolas e Municípios.

Até breve e um abraço.