Editorial

Editorial de Junho de 2025

Isabel Baltazar
Coordenadora da Cátedra

Este foi um semestre muito rico de produção científica, eventos, defesa de teses e disseminação do conhecimento, em todos os membros da Rede Uniwin. Destacamos o evento de Pós-Graduação em Direito Político e Económico realizado a 11 de março, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, coordenada pela professora Marili Vieira: “Os desafios das clínicas jurídicas: o diálogo entre ensino, pesquisas e extensão a partir da perspetiva francesa”, com Marjolaine Monot-Fouletier, da Universidade Católica de Lyon. Refira-se, também, o excelente trabalho da Universidade Franciscana, dirigido pelo professor Márcio Tascheto da Silva, com o projeto Mapeando Memórias e o Ciclo de Formação extensionista, com o tema “Leitura e Investigação dos territórios”, a 30 de abril. Foram, ainda, defendidas as teses de Jéssica Nascimento e Gustavo Cargo. No ISEC Lisboa, o trabalho foi igualmente muito profícuo, sendo de destacar a investigação envolvendo os estudantes, na Unidade Curricular de Geografia de Portugal, da Licenciatura em Educação Básica, que desenvolveram um trabalho de projeto “Educar Bem é Transformar o Mundo”, alinhado com os 17 objetivos da Agenda 2030. Na sequência deste projeto, e cumprindo, o plano de atividades enviado para a UNESCO, foi aberto um Concurso de Fotografias e de Cartazes a toda a Comunidade Académica, intitulado “A Cidade que Educa e Transforma: Reflexões Criativas”. Com todo o material recebido foi feita uma Exposição na Biblioteca do ISEC Lisboa, encerrando com a Tertúlia “A Cidade que Educa e Transforma”, que assinalou o término do desafio “Reflexões Criativas”, no passado dia 2 de junho, e reuniu professores e alunos do ISEC Lisboa. A tertúlia teve no painel de oradores os diretores das escolas que constituem o ISEC Lisboa: o Engenheiro Paulo Gil Martins, a Professora Doutora Manuela Maia e o Professor Doutor Rui Fonseca, moderados pelas professoras Ana Oliveira e Isabel Baltazar. Com a cidade como tema principal, a sessão abordou o papel transformador da cidade nas três áreas de formação do ISEC Lisboa: proteção Civil, comunicação e educação.

Estiveram, ainda, presentes, alunos do Liceu Camões, escola parceira da Cátedra UNESCO, que apresentaram, oficialmente, o seu projeto ligado à Cátedra “A Cidade que Educa e Transforma”. Um website interativo sobre a cidadania em diversos formatos – desde poesia, identidade cultural europeia, teatro. O website incorpora ainda uma sondagem, efetuado aos alunos do Liceu Camões sobre a sua relação com a União Europeia e com a cidadania europeia. 

No final da sessão decorreu a entrega de prémios aos trabalhos vencedores do concurso Reflexões Criativas, entregue pelas Professora Ana Paula Oliveira e Isabel Baltazar, a dois grupos de alunos que participaram nas categorias de posters e fotografia.

Foi também lançado o nº3 da Revista Together, uma partilha, que reúne mais de 30 escolas de cinco países diferentes, numa reflexão conjunta sobre a diversidade, igualdade e inclusão.

Por último, a 2 de junho, as Conferências da Cátedra tiveram como orador o Eurodeputado Hélder Sousa Silva que falou da “Europa que Educa, Europa que transforma, Europa que protege”.

O próximo passo será continuar a parceria com as outras Cátedras e trabalhar com as Escolas UNESCO de Portugal.