Editorial

Editorial de Janeiro de 2025

Isabel Baltazar
Coordenadora da Cátedra

Foi um trimestre muito rico em produção científica e eventos culturais, sendo de destacar o lançamento de “Nós e os outros, os Europeus”, um projeto de Cidadania Interdisciplinar, apresentado por Guilherme D’Oliveira Martins, António Nóvoa e Manuel Porto, na Fundação Calouste Gulbenkian, a 10 de outubro de 2024 e depois também a 7 de dezembro, na AMAI, em Almada. “Novos Estudos de Cidadania” é o nome dado à trilogia, lançada pela Petrony Editora, em julho de 2024, composta por uma equipa de académicos das Universidades de Lisboa, Coimbra, Porto e Braga e liderada pela Professora Doutora Isabel Baltazar, coordenadora científica da Rede Internacional UNESCO “A Cidade que Educa e Transforma”, liderada pelo ISEC Lisboa. O projeto - Fomentar Competências de Cidadania Europeia. All Together Now! reuniu durante cerca de dois anos, uma vez por mês, para os investigadores debaterem como fomentar uma Cidadania Ativa, e, portanto, transformadora da Cidade.

É de destacar o II Seminário "Cidades que educam se transformam", em FACED/UFBA, Salvador, Bahia, Brasil, que se realizou de 27 a 29 de novembro, tendo estado presente Isabel Baltazar e Rui Fonseca e on-line com uma comunicação, a aluna Ana Rita Prelhaz do ISEC Lisboa. Este seminário faz parte das atividades da Rede Unitwin Unesco A Cidade que Educa e Transforma, com a participação de investigadores das instituições da rede do Brasil, Portugal e Cabo Verde e abordou temas relacionados com os territórios educativos, artes, história, arquitetura, infâncias, juventude e educação integral. O evento fez parte também das atividades da Formação Continuada do Programa Escola em Tempo Integral da região Nordeste, executado pela UFBA.

No trabalho com as Escolas, devemos salientar a Together Magazine: "UNITED FOR SUSTAINABILITY", bianual, escrita em inglês, coordenado por uma Escola UNESCO, a Escola Europeia de Ensino Profissional (Braga - Portugal) em estreita articulação com a Coordenadora Científica da Cátedra, Isabel Baltazar. Mostra o trabalho realizado pelos alunos/as e professores de 25 escolas de Portugal, Espanha, Grécia, Suécia.

Por fim, a Assembleia de Delegados que ocorreu entre 25 e 27 de novembro, na FACED/UFBA e a reflexão e balanço sobre estes dois anos da Rede, que continua a crescer com a adesão de novos membros: Instituto Politécnico de Leiria Universidade Federal do Pará, Universidade Federal de Rondônia, Universidade Federal do Sul da Bahia, Universidade de Santiago (Cabo Verde) e Universidade de Brasília. Éramos 12 e agora já somos 23!